segunda-feira, 25 de fevereiro de 2013

Instalação do sistema de aspiração central.



Instalação
A primeira pergunta que surge após se deparar com um sistema tão inovador como este é: A instalação pode ser realizada sem um profissional especializado? Podemos dizer que sim, porém é necessário e mais viável economicamente ter o auxilio de um profissional qualificado devido ao fato da tubulação ser passada dentro da alvenaria. No entanto, caso o consumidor queira instalar sozinho, os fornecedores dos sistemas de aspiração central apresentam manuais, vídeos explicativos e dicas de como fazer cada procedimento tendo sua devida cautela.
Este é um sistema que não exige muita manutenção, apenas a troca dos filtros das centrais, e sacos de sujeira. Convém lembrarmos que o intuito deste produto é beneficiar as pessoas que convivem naquele ambiente, eliminando todo e qualquer tipo de impureza que possa existir.
Para tanto, o sistema apresentado pode ser instalado em 3 (três) épocas diferenciadas em uma obra, sendo elas:

- Antes da construção: No caso de ser planejado a instalação do sistema antes da construção da edificação este já será previsto em projeto, onde deverá apresentar os pontos que serão localizadas as tomadas, bem como o encaminhamento das redes de tubulação e a central adequada para suprir as perdas de carga devido as conexões. As tubulações deverão ser passadas após o término da alvenaria, juntamente com o eletroduto rugoso referente à fiação elétrica que irá fornecer energia à central referida e abastecimento de todo o imóvel. Sua instalação pode ser feita nos forros e paredes que compreendem a estrutura. A fase ideal para todo esse procedimento é quando as caixas de energia elétrica já estão chumbadas, as faixas de massa nas paredes estão definidas e o nível do piso terminado. Para efeito estético as caixas referentes ao sistema ficam na mesma direção das de energia elétrica. A unidade de aspiração será colocada em um local afastado, sendo o porão, garagem ou área de serviço, logo após os terminais serão conectados a tubulação que pode ser passada nos ambientes já descritos anteriormente ou pela tubulação do ar condicionado.

- Depois da construção: Será necessário fazer o corte das alvenarias e forros para a passagem da respectiva tubulação bem como a instalação dos terminais determinados a critério do cliente.

- Em casos de edifícios (prediais): O sistema pode ser adquirido individualmente por cada morador, no caso da construtora já ter planejado toda a instalação e tubulações basta o condômino adquiri-lo quando achar conveniente.

Nenhum comentário:

Postar um comentário